Veja como atrair tráfego orgânico para seu site

No ambiente de marketing digital, atrair tráfego orgânico é uma das principais prioridades.  Afinal, as estratégias que visam o aumento da visibilidade de uma marca precisam criar uma estrutura para adquirir clientes. 

Inclusive, o objetivo do marketing digital é atrair pessoas para os seus meios digitais, mais especificamente para a sua página de vendas, por isso as estratégias buscam atrair visitantes. Logo, esses visitantes são o que chamamos de tráfego orgânico.

Imagine uma empresa de aromatizador de ambiente, por exemplo, que esteja buscando investir nos meios digitais. O plano de marketing será montado para atrair diversos tipos de consumidores, desde aquela grande empresa ou uma senhora que queira aromatizar seu spa.

O tráfego orgânico é qualquer pessoa que irá acessar as páginas da sua marca, com o foco maior no que chamamos de páginas de captura e páginas de venda. 

Páginas de captura são meios de tirar o cliente das redes sociais, para colocá-lo em seu site. O objetivo é fazer esse consumidor se tornar um cliente em potencial, ou seja, gerar leads. Já as páginas de vendas, como o próprio nome diz, é o local onde o cliente realizará as compras.

Em alguns locais é dito que o tráfego orgânico significa todos os acessos à sua página ou site, onde não foi preciso investir dinheiro para obtê-los, porém é meio controverso dizer isso, já que houve um investimento no plano de marketing.

Desta forma, podemos dizer que o tráfego orgânico é todo o acesso que veio por meio de um mecanismo de busca como o Bing, Google e, até mesmo, o Yahoo.  

Por exemplo, ao pesquisar sobre empresa de fomento mercantil nesses sites de pesquisas, com certeza, encontraremos muitos resultados.

Esses resultados são qualificados de acordo com as estratégias que a empresa utilizou para ser encontrada e destacada no topo das pesquisas. Perceba que não foi jogado o nome da empresa, mas o segmento dela. 

Esse artigo contemplará um pouco dos tipos de tráfegos que um site possui e como fazer para adquirir mais acessos orgânicos para o seu site. 

 

Conheça os tipos de tráfego

O tráfego orgânico que explicamos no início do artigo é apenas um de alguns que existem. É importante qualificar os tipos de acessos, para entendermos como os consumidores e internautas estão respondendo às campanhas de marketing realizadas. 

Ao todo temos cinco tipos de tráfego, já contando com o tráfego orgânico que explicamos acima. Cada um responde a um tipo de estratégia de marketing e representa  um pouco do objetivo dos consumidores. Vejamos um pouco dos demais: 

 

1 – Tráfego pago

Tráfego pago significa investir dinheiro para ranquear a empresa ou serviço no topo dos mecanismos de pesquisa. Desta forma é possível passar na frente de organizações que também realizam as estratégias SEO (assunto que falaremos daqui há pouco). 

As empresas de pesquisa visam o lucro da mesma forma que você, por isso beneficiam aqueles que investem dinheiro nelas. Muitos dizem que também é uma forma de equilibrar a balança entre serviços muito específicos e pouco comuns.

Por exemplo, um serviço de lavagem de aeronaves, convenhamos que não são muitas pessoas que têm uma aeronave para realizar uma lavagem, portanto, esse tipo de empresa pode investir em tráfego pago para alavancar o seu negócio.

Além de receberem tráfego dessas empresas, ganham outros benefícios como anúncios e método próprio da organização contratada de analisar com profundidade quem acessa o seu site ou blog. 

 

2 – Tráfego social 

Esse tráfego é definido pelas pessoas que acessam sua página por meio das redes sociais, ou até mesmo o próprio tráfego bruto dessas redes. Inclusive, redes sociais são formas interessantes e imprescindíveis para geração de leads.

Assim como no tráfego pago, nas redes é possível pagar para divulgar com mais eficácia sua marca de, por exemplo, empresa de instalação de cerca eletrica.

Por isso, pagar para obter uma divulgação melhor é uma das estratégias. Lembre-se que nas redes sociais é importante que se tenha constância e qualidade nas publicações. Não crie uma página apenas para criar. 

 

3 – Tráfego de referência 

O tráfego de referência é interessante pois se trata de um site divulgando outro. É uma das estratégias de SEO que podem ser implementadas. 

Imagine um livro de história, assim, temos diversos personagens importantes, e caso você queira aprofundar o livro, acaba fazendo uma referência a outro material. Isso é um tráfego de referência. Quando alguém entra na sua página por meio de um link de outro site. 

Por exemplo, se você entrar em um site de empresa de terceirização de RH e conseguir ser direcionado, dentro de um conteúdo, através de um link, para um site sobre os serviços do RH. É assim que funciona.  

 

4 – Tráfego direto

Diferentemente do tráfego orgânico, onde se tem uma pesquisa, e do tráfego de referência, o direto é caracterizado quando uma pessoa entra no mecanismo de pesquisa e acessa seu site diretamente, sem intermediários ou busca por melhores opções. 

Todos esses tráfegos podem ser vistos por meio do Google Analytics. Basta registrar seu site na plataforma e acompanhar a movimentação das pessoas que estão acessando.  

 

Os benefícios de investir no tráfego orgânico

Investir em tráfego orgânico é  interessante, pois nem sempre a empresa pode investir em plano de marketing. Muitos empreendedores também gostam de aprender fazendo, assim como muitos realizam a própria contabilidade para abrir uma empresa.

Desta forma, o tráfego orgânico se torna uma boa opção por não ter custo e depender exclusivamente do negócio para ser elaborado. Nem mesmo o tempo perdido se torna um prejuízo, pois é por meio dos erros que cresce o conhecimento. 

No momento em que uma pessoa tem o domínio de como gerar tráfego orgânico, ela passará a entender como ele escala perante aos acessos. Muitos investem dinheiro em anúncios, gerando maior tráfego, mas quando o dinheiro acaba, os anúncios somem e o tráfego cai. 

Com o tráfego orgânico é diferente, pois o aumento dos acessos acaba diminuindo o investimento que será necessário, pois passa a ocorrer naturalmente. 

Ainda utilizando a comparação com os anúncios, quando uma empresa paga a plataforma para anunciar sua marca as pessoas percebem. É um destaque nada natural, diferente do tráfego orgânico, que a pessoa acessa suas redes em busca de algo, gerando credibilidade.

Todo o tráfego pago ou anúncio pago tem um tempo de duração, obrigatoriamente como falamos acima, os acessos tendem a cair quando os anúncios acabam. Já com o tráfego orgânico não há limite.

 

Construindo o seu tráfego orgânico

 Existem diversas estratégias para alavancar o tráfego orgânico de um determinado site. Sendo alguns pontos importantes:

 

  • SEO;
  • E-mail Marketing;
  • Vertentes da página como os Blogs; 
  • Produção constante de conteúdo de qualidade.

SEO (Search Engine Optimization)

Esse mecanismo foi criado com o objetivo de aumentar o ranking que as páginas de um site de, por exemplo, assessoria de contabilidade, têm nos mecanismos de pesquisa. 

As estratégias são colocadas dentro da página (on page) e fora da página (off page). Entenda melhor os dois conceitos:

On Page 

São todas as ações que farão o site se tornar mais rápido, acessível, direto e responsivo. Assim como a estrutura dos textos e um padrão de palavras-chave colocado estrategicamente para remeter a um determinado assunto. 

Off Page 

São estratégias que trazem aumento do tráfego de fora do seu site. Lembra do tráfego de referência? É uma das formas de SEO OFF page, pois o acesso vem de outro lugar. 

 

E-mail marketing  

Após construir um relacionamento com o cliente ou obter de alguma forma seus dados. O e-mail marketing fará um disparo em massa de ações do seu site, desta forma será possível cultivar leads, que são clientes em potencial.

Com um aumento gradativo de leads é só uma questão de tempo para o aumento do tráfego orgânico. Um exemplo, é o tráfego orgânico de uma empresa de serviços de contabilidade, que aumenta após pessoas divulgarem o negócio por meio do boca a boca. 

 

Blogs

Os blogs geram autoridade na construção do público, blogs muito acessados se tornam referências, até mesmo, para pessoas que não leram nenhum conteúdo ali escrito. Então, é pela quantidade de acessos que as pessoas passam a acreditar em seu conteúdo. 

A criação de blogs e postagens de qualidade geraram os leads, comentados agora pouco no exemplo de e-mail marketing. Os leads por consequência defenderão sua marca, expandindo o tráfego orgânico. 

Não esqueça de colocar links referenciais nas postagens de blogs para suas páginas de captura e compra.

 

Produza com constância e qualidade 

O meio digital necessita por obrigatoriedade de constância. As postagens devem ser frequentes para obtenção de resultados, mas isso não significa que não merecem um cuidado particular. 

Faça com calma e não desista no início, pois leva um certo tempo até o engajamento começar, então, seja disciplinado e aumente seu tráfego.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.