Vantagens e desvantagens da energia solar fotovoltaica

A possibilidade de obtenção de energia solar é uma realidade no Brasil que vem crescendo a cada ano, a ideia de poder ter em sua casa ou empresa esse tipo de energia limpa, renovável, sustentável e acima de tudo gratuita é bastante tentadora.

Embora sua popularização tenha aumentado, e ela traga grandes benefícios para quem opta por esse tipo de energia, um dos empecilhos para se adotar esse tipo de tecnologia está muito associada ao alto custo e investimentos iniciais para a instalação das placas ou módulos fotovoltaicos.

Se você deseja conhecer mais sobre como funciona, as vantagens e desvantagens ligadas à energia solar fotovoltaica, continue lendo esse artigo, tiraremos todas as suas dúvidas. 

 

Como funciona a energia solar fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica, como o próprio nome sugere,  funciona utilizando o sol como fonte de energia, a partir da instalação de placas solares que captam a luz, é o calor dos raios solares que são utilizados para a obtenção de eletricidade.

Esse processo acontece por conta do efeito fotovoltaico, que consiste na criação de correntes elétricas nas placas após a exposição à luz, que é captada pelos filamentos condutores presentes nas placas fotovoltaicas e que são enviadas para o inversor solar.

O inversor é o equipamento responsável pela conversão e distribuição da energia captada.

A energia, portanto, é enviada para o quadro de distribuição, para consumo das casas, empresas, entre outros. Caso a energia não esteja sendo utilizada é papel dele, enviá-la para uma rede distribuidora, onde ela é acumulada, e quando não há geração de energia – por conta de baixa incidência solar ou durante a noite, ele pega a energia da rede distribuidora e envia para o quadro de distribuição.

Agora que você sabe como funciona, o processo de captação, conversão e distribuição da energia solar, conheça as vantagens e desvantagens desse tipo de energia.

 

Quais as vantagens de adotar energia solar fotovoltaica?

 

Redução na conta de Luz

A redução em até 95% na conta de luz é uma das principais vantagens da energia solar.

Isso acontece porque o sistema fotovoltaico é projetado para suprir toda a necessidade energética de que o usuário necessita.

Durante o dia, o sistema gera a energia que é consumida de maneira direta no imóvel, e a quantidade excedente é enviada à distribuidora em forma de créditos, durante à noite ou em dias nublados e com pouca incidência solar, esse excedente é usado para abastecer o imóvel.

Esses créditos gerados são utilizados para abater a energia que você consumiu da rede, reduzindo consideravelmente no valor da conta de luz, que se resume apenas a taxa de disponibilidade mínima que você deve pagar à distribuidora. 

 

Vida útil do equipamento

O equipamento fotovoltaico dura no mínimo 25 anos, o que coloca esse tipo de energia à frente quando comparada a outras tecnologias, e ao longo desse período a eficiência das placas é praticamente a mesma.

 

Baixa manutenção

Por não possuir partes móveis e gerar energia por meio do processo fotoelétrico, os equipamentos utilizados na obtenção de energia solar, tem uma manutenção muito baixa, sendo necessário apenas um cuidado mais frequente com a limpeza do painel, e dependendo de sua região, a própria chuva pode se encarregar disso.

 

Energia limpa e sustentável

A energia solar não polui o meio ambiente, permitindo que ela seja instalada sem prejudicar moradores e vizinhos, é renovável e inesgotável já que o sol está aí para todos. Hoje em dia é necessário ter energias alternativas e sustentáveis como possibilidade para amenizar grandes problemas ambientais.

 

Facilidade durante a instalação

A instalação das placas fotovoltaicas é feita de maneira rápida e descomplicada, levando em média 2 a 3 dias para a finalização. Uma vez instalada,e verificado se está tudo certo, a energia já pode entrar em funcionamento.

 

Quais as desvantagens de adotar energia solar fotovoltaica?

Alto custo de instalação

O alto custo da instalação é um dos principais fatores que a maior parte das pessoas não investem na energia solar fotovoltaica, muitos equipamentos custam em torno de R$ 10.000, mesmo que tenha surgido no mercado iniciativas como consórcios de energia solar ou financiamentos, ela ainda é uma realidade pouco acessível para a maioria.

Falta de incentivo

Por fim, a falta de mais incentivos, sejam do governo ou de instituições privadas são uma grande barreira para que a energia solar se popularize de vez. Mas é possível contar com a possibilidade que o avanço da tecnologia possa ser um fator decisivo para baratear os custos dos equipamentos.

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.