Seu pet está com pulgas? Saiba como higienizar a casa

Seu bichinho de estimação anda se coçando mais que o normal? Cuidado, pois isso pode significar que ele está com algum tipo de parasita no corpo, a exemplo das temíveis pulgas.

 

Você pode pensar que basta comprar um remédio para pulgas, aplicar no animal e o problema estará resolvido. Na verdade, não necessariamente. Quando existe uma infestação de pulgas, isto é, quando o seu pet está cheio desses minúsculos parasitas, os bichinhos podem estar também escondidos na sua casa.

 

Por isso mesmo, além do cuidado específico no animal — de preferência sob a supervisão de um veterinário — é preciso também higienizar os locais onde o seu cão ou gato vive e dorme para eliminar as pulgas de forma definitiva.

Animais domésticos e pulgas

As pulgas são ectoparasitas bastante comuns em animais domésticos, como cães e gatos, e aparecem principalmente durante o verão e em períodos quentes. Sua proliferação acontece em uma velocidade impressionante, já que uma fêmea consegue depositar até 50 ovos por dia em seu hospedeiro após o acasalamento.

 

Esses ovos minúsculos acabam caindo no ambiente onde o pet vive. Posteriormente, esses ovos viram larvas com facilidade incrível de sobrevivência até em lugares onde você sequer imagina: sofá, tapete e nas camas dos nossos bichinhos de estimação.

 

Na seguinte fase de maturação, a larva vira pupa e esta vira uma pulga jovem. Seu próximo destino será o corpo de um hospedeiro, como um cachorro ou gato. O problema é que as pulgas visíveis correspondem a apenas 5% do problema. Os 95% restantes estão espalhados no ambiente.

 

É por conta disso que se faz imprescindível higienizar constantemente os nossos animais domésticos, levando-os ao veterinário, aplicando todas as vacinas e remédios de acordo com sua periodicidade, e também higienizando corretamente o espaço onde o pet transita em casa.

Remédio anti-pulgas

A maioria das pessoas acha que apenas aplicar sabonetes e shampoos anti-pulgas durante os banhos dos pets resolve o problema das pulgas. Na verdade, eles só matam as pulgas adultas, sem combater a presença de ovos e larvas. Para isso, o mais indicado é a aplicação de remédios anti-pulgas. Estes geralmente são aplicados periodicamente na nuca do animal e têm ação prolongada de até um mês. Para escolher o melhor para o seu pet, consulte um veterinário.

Higienização dos espaços

Já em relação à casa, é preciso fazer uma limpeza completa, com direito a vassoura, pano de chão e até mesmo aspirador de pó, de modo que as superfícies fiquem, de fato, livres das pulgas. Evite o acúmulo de poeira, pois esse tipo de ambiente costuma atrair esses ectoparasitas.

 

O aspirador de pó pode ser um verdadeiro aliado nessa higienização. Tapetes, sofá e todas as peças estofadas da casa devem ser aspiradas com frequência para eliminar a presença de ovos de pulgas, bem como dar uma garantia maior de limpeza de todos os locais.

Uso de venenos

Uma opção é aplicar venenos, de preferência em spray, após a limpeza e a aspiração dos espaços. Seu uso, porém, precisa ser orientado pelo veterinário para evitar riscos de contaminação do seu pet. Em todo caso, o animal deve ficar fora de alcance do veneno durante a aplicação, independentemente de ser feita em ambientes internos ou externos.

Higiene da cama do animal

Não adianta nada investir em uma limpeza pesada e esquecer de limpar o espaço onde o seu bichinho dorme. A cama do seu cão ou gato precisa ser higienizada periodicamente, exatamente para evitar o acúmulo de ovos de pulgas e carrapatos. Lave a cama, os panos ou tapetes em que o animal fica e troque-os regularmente por peças limpas.

Dedetização na casa

Por fim, mas não menos importante, realize de tempos em tempos uma detetização em sua casa para eliminar de vez a presença de pulgas e também de outros parasitas e insetos incômodos. Com esses cuidados, sua casa se tornará um ambiente muito mais seguro e livre de pulgas ou outros insetos indesejáveis.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.