Queda de pelos em cães: o que pode ser? Como lidar? É normal?

Não importa se são longos, curtos, finos, grossos, lisos ou ondulados: encontrar pelos pela casa é algo extremamente comum quando se tem um cachorro. Mas existem momentos em que é impossível não se perguntar se a queda de pelos deixou de ser algo normal, da renovação da pelagem do pet, e se tornou algo causado por uma doença.

 

Alergia, problemas com parasitas, envelhecimento do pelo e até mesmo estresse — pode parecer surpreendente, mas animais também têm problemas emocionais e passam por situações de estresse ocasionalmente — são apenas algumas das razões que podem levar ao aumento da queda de pelos dos cães.

 

Por isso, se você notar que seu cachorro está deixando mais pelos pela casa do que o normal, procure marcar uma consulta com o veterinário, visto que isso pode indicar outro problema de saúde.

 

Confira a seguir quais são as principais razões da queda de pelos dos cães.

 

O que causa queda de pelos?

Desde o envelhecimento natural do pelo até problemas de saúde, existe uma grande lista de motivos para a queda de pelos dos cachorros.

 

Envelhecimento natural do pelo

É normal encontrar seus fios de cabelo pelo piso da sua casa, certo? Mas, não se desespere. Isso acontece porque o cabelo passa por um ciclo folicular que tem três fases: o crescimento, o repouso e a queda.

 

Assim como o ser humano, o cachorro também passa por esse ciclo folicular. Ou seja, é esperado que haja queda de pelo às vezes, já que a pelagem está sempre passando pelo ciclo de renovação.

 

Raça do cachorro

A duração do ciclo folicular difere de raça para raça, o que faz com que algumas raças tenham mais queda de pelos do que as outras.

 

E, apesar de muitas pessoas acreditarem no contrário, raças que possuem pelos curtos, como o pug e o chihuahua, costumam mostrar mais queda de pelo do que aquelas que possuem pelos longos.

 

Época do ano ou fase da vida

A mudança das estações do ano também influencia na queda de pelo dos cachorros. É normal que, durante o verão, haja um aumento na queda, já que a pelagem está se renovando e se preparando para encarar as baixas temperaturas do inverno, aquecendo o animal.

 

Além disso, acontecimentos na vida do animal, como o período de gestação das fêmeas e o envelhecimento também aumentam a queda de pelos, devido, respectivamente, aos hormônios da época e a queda de colágeno na pele.

 

Problemas de saúde

É comum notarmos o aumento da queda de pelos e logo pensamos no pior: o cachorro está doente ou machucado. Mas não é bem assim que as coisas funcionam.

 

Como você já viu, existem diversos motivos para a queda de pelos e isso é mais normal do que parece. Porém, é preciso ficar atento, já que a queda de pelos acompanhada de outros sintomas, como lesões de pele, descamação ou coceira é indício de que o cachorro realmente está com um problema de saúde.

 

Entre as doenças que tem como sintoma a queda de pelo estão: infestação por parasitas, como pulgas, carrapatos ou fungos, alergias ou deficiências alimentares, problemas no rim e dermatite — um problema de pele que se desenvolve após o cão se expor à elementos aos quais ele tem alergia, como pó, grama e pólen.

 

O que fazer quando o pelo do cachorro está caindo?

Se você identificar uma queda de pelos fora do comum para seu cachorro, leve-o ao veterinário. Dessa forma, o profissional realizará o diagnóstico e o tratamento correto o mais rápido possível, restaurando a saúde do seu amigo ou que, no caso de doenças, evitando que evolua e se torne algo mais grave.

Geralmente, o tratamento é feito com o uso de shampoos anti bactericidas, mudanças na alimentação e o uso de remédios que controlem a infecção por parasitas, fazendo com que a queda não volte a acontecer.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.