Qual a diferença entre os principais tipos de massas?

Quem aí também adora comer massas deliciosas com molhos ainda mais incríveis? São poucos os que respondem não para essa pergunta, ainda mais no Brasil, onde o consumo desses alimentos é grande.

O que muitos não sabem é que existem diferentes tipos de massas – uma mais gostosa do que a outra. Seja fresca, seca, com ovos ou farinha de trigo nobre, não dá para negar que são pratos práticos que dão água na boca. 

O macarrão, por exemplo, está praticamente no topo da lista dos pratos favoritos. Por aqui, segundo a  uma pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), esse alimento está presente em 99,3% dos lares brasileiros. 

Além de lasanhas, ravioli, penne, macarronete, espaguete, tagliatelle, farfalle, fusilli e cannelloni são alguns exemplos de pratos deliciosos de massas. A grande maioria das pessoas já experimentou pelo menos uma dessas opções e adora!

O fato é: o tipo de massa usada para a receita desses pratos impacta diretamente no gosto do alimento. Contudo, poucos sabem diferenciar e como escolher qual o melhor tipo para suas refeições. 

É isso que descobrirá ao longo do contéudo. Explicaremos quais as opções para quem quer comprar massas diferentes e variar o cardápio. Assim, você saberá identificá-las e fazer receitas ainda mais deliciosas – além de conseguir ter um cardápio de massas mais variado. Acompanhe!

Saiba mais sobre os tipos de massas

Massas, em termos gerais, é tudo aquilo que é feito a partir da mistura de farinha de cereais e água. Por ser um alimento fácil de produzir e preparar durante as refeições, é uma opção presente na vida de muitos –  além de ser deliciosa e versátil.

Não é de hoje que a massa faz sucesso. O surgimento desse alimento ainda é polêmico. Muitos dizem que os primeiros pratos surgiram na Itália, outros afirmam que a China o inventou muitos anos antes.

Independentemente de onde surgiu, o fato é que as massas são parte da história, que foram aprimoradas com os anos e hoje em dia são usadas em centenas de receitas mundo afora.

Existem diversos tipos de massas, molhos e acompanhamentos. Confira qual a melhor massa para seu prato, identifique a que mais lhe agrada!

Massas frescas

As massas frescas estão em alta. Elas são consideradas de preparo artesanal e muitos acham que são as melhores opções do mercado atualmente. A principal diferença, além do modo de preparo, são seus ingredientes, os quais são mais nobres e nutritivos.

Basicamente, são usados ovos, semolina de trigo (parte mais nobre do trigo) e água. Na prática, essas massas são mais leves, macias e com sabores únicos. A principal forma de diferenciá-las é pela sua coloração mais forte. 

Outra vantagem dessas massas é que elas absorvem ainda mais o molho. Embora tenha muitos benefícios, é um item mais úmido. Por isso, deve ser mantido sob refrigeração e o prazo de validade é um pouco mais curto. 

Massas secas

A massa seca é a mais conhecida entre os brasileiros. É deliciosa e versátil, já que pode ser servida com diversos molhos. 

São as massas feitas com farinha de trigo e água, facilmente encontradas nas prateleiras dos supermercados.

O prazo de validade é maior, tem ótimo rendimento e menor tempo de cozimento. Prática, gostosa e encontrada nos mais diversos supermercados.

Massas sêmolas

Massas sêmolas são mais caras que as demais. Isso porque são feitas com a parte mais nobre do trigo, o que aumenta sua qualidade e valor nutricional. Sem ovos, essa massa é mais consistente e soltinha.

Ideal para dietas de baixo colesterol. Também são opções deliciosas, vale a pena experimentar!

Massas pré-cozidas

As massas pré-cozidas são oferecidas para aqueles que buscam praticidade e excelente sabor. É um dos tipos de massa mais procurados por ser rico em nutrientes cheios de possibilidades.

É preciso encontrar nhoques, macarrão, lasanha, espaguete e muitas outras opções de massas. Também podem ser encontradas em mercados ou lojas especializadas em massa.

Para dias corridos ou almoços em famílias com muitas pessoas, são boas alternativas por serem rápidas de produzir – além de gostosas.

Afinal, as massas fazem mal à saúde?

Como vimos, existem opções mais saudáveis do que outras. Mas as massas são carboidratos e, por isso, devem ser consumidas de forma consciente. 

São alimentos ricos em nutrientes e alta fonte de energia para o corpo.

Desta forma, as massas podem ser consumidas sem medo – desde que em quantidades adequadas. Tudo em excesso faz mal. Já ouviu esse ditado popular? Ele é extremamente verdadeiro, ainda mais quando se trata de alimentos. 

Lembrando que molhos e acompanhamentos deixam os pratos mais ou menos saudáveis. 

Agora que conhece os tipos de massas, poderá produzir receitas ainda mais deliciosas. Aproveite para variar o cardápio e impressionar as visitas!

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.