Os 10 melhores alimentos para crianças

Embora você não queira adquirir o hábito de forçar seus filhos a comer alimentos de que não gostam ou fazê-los “limpar” seus pratos, há muitos alimentos saudáveis ​​que as crianças gostam. Os pais geralmente ignoram esses alimentos saudáveis ​​e vão direto ao que eles acham que são mais “alimentos para crianças”, como cachorros-quentes, pizza, batatas fritas, nuggets de frango, suco e refrigerante.

Seria muito melhor aprender a evitar esses tipos de alto teor calórico , alimentos ricos em gordura com alimentos que são ricos em fibras , pobre em gordura, e teor de cálcio , ferro e outras vitaminas e minerais, incluindo esses alimentos saudáveis que a maioria das crianças ama.

Leite

Muitas vezes parece que crianças pequenas e pré-escolares simplesmente não conseguem obter leite suficiente, mas à medida que envelhecem, muitas crianças começam a beber cada vez menos leite. Provavelmente, isso não ocorre porque eles desenvolvem uma aversão ao leite, mas porque muitas outras bebidas, incluindo refrigerantes , bebidas de frutas e muito suco de frutas , ficam disponíveis em casa.

O leite é uma boa fonte de cálcio, vitamina D e proteína para as crianças e deve fazer parte da dieta de todas as crianças – a menos que elas tenham alergia ao leite.

Dependendo da idade, a maioria das crianças deve beber entre 2 a 4 copos de leite (leite com pouca gordura se tiver pelo menos 2 anos de idade) por dia, especialmente se não estiver comendo ou bebendo outros alimentos ricos em cálcio.

Maçãs

Como a maioria das frutas, as maçãs são um ótimo lanche . Eles são suculentos, doces (embora algumas variedades sejam azedas), têm vitamina C, têm poucas calorias (cerca de 90 calorias para uma maçã média) e têm cerca de 5 g de fibra para uma maçã inteira com casca.

Infelizmente, as maçãs são um daqueles alimentos saudáveis ​​que podem se transformar em um “alimento adequado para crianças” e perdem muitos de seus benefícios nutricionais.

Em vez de dar aos filhos uma maçã inteira com casca ou cortada uma maçã inteira, os pais costumam dar às crianças maçãs descascadas, molho de maçã ou suco de maçã como alternativas. Descascar a maçã faz com que ela perca cerca da metade de sua fibra, e o molho de maçã também é muito mais baixo do que uma maçã inteira e tem mais açúcar e calorias.

Manteiga de amendoim

Embora pareça que um PB&J (manteiga de amendoim e geleia) seja um item básico na maioria dos lares, muitos pais estão evitando a manteiga de amendoim por causa da preocupação com alergias alimentares e porque é supostamente rica em gordura.

A manteiga de amendoim é relativamente rica em gordura, mas é principalmente gordura mono e poli-insaturada, por isso é melhor do que as gorduras saturadas encontradas em muitos outros alimentos ricos em gordura.

A manteiga de amendoim com baixo teor de gordura também está disponível ou, se você escolher uma marca enriquecida em vitaminas, ela também fornece ao seu filho vitamina A, ferro, vitamina E , vitamina B6, ácido fólico, magnésio, zinco e cobre, além de ser uma boa fonte de proteína.

Iogurte

O iogurte é um alimento saudável para as crianças, especialmente para as crianças que não bebem muito leite, pois o iogurte é uma boa fonte de cálcio.

Você pode pensar que seus filhos estão se saindo bem com este porque já comem iogurte, mas se tudo o que comem é uma marca infantil de iogurte com açúcar extra e sem probióticos adicionais, eles podem estar perdendo alguns dos benefícios nutricionais de iogurte.

Ao escolher um iogurte para os seus filhos, procure um com “culturas ativas vivas” com baixo teor de gordura e sem muito açúcar. Você também pode procurar um com probióticos adicionados , embora nem todos os estudos concordem que são úteis.

Atum

O peixe pode ser um alimento saudável, a menos que seus filhos comam palitos de peixe ou sanduíches de peixe frito. Às vezes esquecido, o atum é um peixe saudável que muitas crianças gostam.

Atualmente, os pais parecem servir atum com menos frequência devido às preocupações com a contaminação por mercúrio , mas é importante ter em mente que, como muitas coisas, o atum é bom com moderação. Mesmo com os avisos, as crianças têm direito a duas porções por semana de atum light em lata ou uma porção de atum albacora branco sólido. Para tornar o sanduíche de atum do seu filho ainda mais saudável, use maionese com baixo teor de gordura e pão integral.

6- Café da manhã

Não, uma tigela cheia de cereal açucarado não é um café da manhã saudável , mas muitos outros cereais podem ser uma parte saudável da dieta do seu filho.

Ao escolher um cereal de café da manhã para os seus filhos, tente procurar um que você não pode simplesmente comer fora da caixa como um doce. Boas escolhas incluem cereais integrais enriquecidos com cálcio e com fibras adicionadas. Dependendo do restante da dieta do seu filho, você também pode procurar um cereal matinal que forneça ferro extra e outros minerais e vitaminas.

7-Ovos

Então os ovos estão saudáveis ​​de novo? Por um tempo, os ovos tiveram um embrulho ruim por causar colesterol alto, mas a maioria dos especialistas em nutrição agora concorda que os ovos podem ser uma parte saudável de sua dieta.

Os ovos são uma boa fonte de proteína e contém algum ferro e muitas outras vitaminas e minerais.

E o colesterol? Os ovos contêm colesterol, mas não contêm muita gordura saturada, que é o fator mais importante para aumentar o nível de colesterol de uma pessoa. Ainda assim, um ovo a cada dois dias é bom para a maioria das crianças.

Legumes

Obviamente, os vegetais estão na lista dos melhores alimentos para as crianças, mas isso não significa enganar seus filhos para comê-los ou tentar forçá-los a comer couve de bruxelas, brócolis e espinafre.

Há muitas hortaliças que as crianças gostam, como cenouras cozidas, milho, ervilhas e batatas assadas.

As cenouras cozidas podem ser uma opção especialmente saudável, pois são ricas em fibras, vitamina A, vitamina C e potássio .

Lembre-se de apresentar seus filhos a uma variedade de vegetais em certa idade, ofereça muitas opções, dê um bom exemplo ao comer vegetais em família e continue a oferecer porções muito pequenas de vegetais, mesmo quando seus filhos não os comem. Se você continuar oferecendo, eles eventualmente os comerão.

Aveia

Por mais que os bebês desfrutem de cereais de aveia, é um pouco surpreendente que eles cresçam com pão branco e outros grãos refinados e nem sempre coma aveia e mais grãos integrais.

Você pode combater essa tendência servindo farinha de aveia para seus filhos, que muitas crianças adoram, e mais alimentos e lanches de aveia (biscoitos de aveia, barras de aveia, etc.).

Aveia é um alimento rico em fibras que é bom para os seus filhos, assim como a maioria dos outros alimentos integrais .

Sementes de girassol

Embora comer sementes de girassol possa parecer um péssimo hábito para as crianças nos times de beisebol da liga, eles são realmente um alimento saudável que todas as crianças podem desfrutar – desde que não joguem as conchas no chão e tenham idade suficiente para que sementes não são um risco de asfixia. Embora sejam ricos em gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas, essas são as gorduras “boas”. As sementes de girassol são baixas em gorduras saturadas ou “ruins”.

As sementes de girassol são ricas em fibras e são uma boa fonte de ferro. Eles também têm muita vitamina E, magnésio, fósforo, zinco e folato.