O QUE O COVID-19 ESTÁ FAZENDO COM A NOSSA SAÚDE MENTAL?

O coronavírus não está apenas causando danos físicos, mas também brincando com nossas mentes. Mas existem medidas que todos devemos tomar para nos manter mentalmente bem

Os australianos enfrentam esta semana a proibição de participar de eventos esportivos, teatro e até filmes.

Pode parecer banal dizer que ser proibido de participar de eventos sociais recreativos populares além de instruções de auto-isolamento e quarentena já existentes é catastrófico, mas essas restrições necessárias terão impactos na saúde mental a curto e potencialmente a longo prazo.

Como resultado do coronavírus (COVID-19), estamos enfrentando uma pandemia .

As conseqüências diretas e secundárias estão ocorrendo diariamente de maneiras que não vemos há gerações.

Temos cientistas excepcionalmente talentosos trabalhando em estratégias ótimas de contenção e cura, e esperamos um avanço em qualquer um deles, idealmente ambos.

 

No entanto, a realidade é que, no momento, o futuro imediato, a curto e médio prazo é incerto.

Deixarei as estratégias de contenção para os cientistas, mas fundamental é como nós, como indivíduos e como sociedade, gerenciamos e lidamos com os impactos emocionais, psicológicos e sociais dessa incerteza e crise – a partir das questões que envolvem o auto-isolamento e o gerenciamento do pânico que manifesta-se como brigas por papel higiênico e explosões de racismo .

Já foi um verão difícil e tenso para a Austrália com os incêndios devastadores .

Mas antes que pudéssemos nos recuperar do impacto físico e psicológico dos incêndios, a atenção mudou para a ansiedade e o medo em torno da pandemia do COVID-19.

Sabemos que o apoio social e a conexão social são um dos nossos mais fortes preditores de resiliência e recuperação para indivíduos e comunidades após trauma e desastre.

A natureza de um surto de doença infecciosa é que as pessoas se distanciam dos grupos e se isolam para reduzir o risco de infecção.

Uma revisão de estudos que investigaram os impactos psicológicos da quarentena que acaba de ser publicada no The Lancet , descobriu que os sintomas de transtorno de estresse pós-traumático, confusão e raiva eram comuns.

Isso destaca a importância de garantir que aqueles que estão em quarentena tenham as informações e provisões de que precisam, que tentem estabelecer algum tipo de rotina e permaneçam em contato social com outras pessoas .

Portanto, se você precisar se auto-isolar, tente reformular a situação e veja-a como uma oportunidade de usar o tempo de forma eficaz. Mantenha conexões via mídia social e mantenha uma rotina diária em casa.

E se você conhece pessoas que se isolam e ficam em quarentena, ajude-as a permanecer conectadas.

As mídias sociais podem ser úteis, mas verifique se os contatos são pessoais e não puramente baseados em grupo. É vital que as pessoas se sintam pessoalmente conectadas, incluídas e apoiadas.

Parte da ansiedade decorre de sentir que você não tem controle; portanto, concentre-se no que pode controlar, como boa higiene, lave bem as mãos e ensine seus filhos a fazer o mesmo.

Tenha uma dieta saudável, continue se exercitando, durma o suficiente, conecte-se com seus entes queridos e amigos (através de meios não presenciais, se necessário) e continue fazendo as coisas que você gosta.

No momento, a maioria das escolas ainda está aberta e você pode imaginar os tipos de coisas que são ditas nos pátios das escolas.

 

Apoie as crianças, perguntando-lhes o que ouviram sobre o coronavírus e que preocupações elas têm; corrija qualquer informação incorreta e limite o quanto as crianças veem nas notícias e nas mídias sociais.

Mantenha a calma e converse com os fatos.

Profissionais de saúde mental podem fornecer apoio ao verificar pacientes vulneráveis. Eles podem corrigir as informações erradas e direcioná-los para fontes de informação respeitáveis.

Incentivar a exposição limitada à mídia e ajudar as pessoas a identificar estratégias que as ajudem a estarem preparadas, além de reduzir o estresse e a ansiedade e maximizar a conexão da forma que melhor possa assumir para elas.

Durante tudo isso, os profissionais de saúde também precisam cuidar de si mesmos e encontrar maneiras de manter o moral da equipe.

Coloque limites em quantas horas você trabalha, tanto quanto possível. Os profissionais de saúde estarão muito ocupados neste inverno, especialmente com a temporada de gripe se aproximando, portanto, é muito importante encontrar maneiras de se manter o mais saudável possível.

Este é um território desconhecido, em um mundo onde a conexão é um dado adquirido.

Embora os governos e os departamentos de saúde gerenciem a pandemia física, sugerimos que seja necessária uma mesa redonda especializada entre os departamentos sobre os efeitos na saúde mental para lidar com os diversos riscos.

No entanto, também cabe a nós, como comunidade, gerenciar os possíveis impactos sobre a saúde mental e o bem-estar dessa pandemia, apoiar-nos, alcançar e envolver-se com os outros.

Quem sabe, pode até ter consequências positivas imprevistas da promoção da coesão social.