Como e com qual frequência você deve cortar a sua grama?

Existe um ditado que diz que a grama do vizinho é sempre mais verde do que a nossa. Sabemos que esse ditado tem outro sentido, mas se formos aplicá-lo na forma literal, o que você pode fazer para a sua grama ficar tão verde quanto a do seu vizinho?

Bem, existem muitas coisas que você pode fazer para deixar a sua grama sempre verdinha e bonita e uma dessas coisas é cortar a sua grama.

Muitas pessoas que possuem um jardim, possui também um gramado para aumentar ainda mais a beleza do ambiente.

Já outros, possuem um gramado para poder realizar esportes, como futebol. Independentemente do motivo para se ter um gramado, é importante manter os cuidados com esse tipo de cultivo, para mantê-lo sempre com um bom aspecto.

Se você mesmo cuida da grama de sua casa, talvez tenha algumas dúvidas em relação a frequência e a forma correta de cortar a grama, mas hoje preparamos esse artigo para te ajudar a esclarecer essas dúvidas e ainda vamos te mostrar algumas dicas para te ajudar a cuidar da terra e também da sua grama.

Técnicas para cortar a grama

Cortar a grama pode parecer uma tarefa simples, mas existem algumas técnicas importantes que devem ser levadas em consideração na hora de cortar a grama.

Talvez você pense que deve deixar a grama bem baixa, para diminuir a frequência de corte. No entanto, isso pode ser um perigo para a saúde do seu gramado. Existe uma altura certa para cortar a sua grama e isso pode determinar o sucesso ou o fracasso do seu gramado.

Sendo assim, é importante ajustar o seu cortador de grama para uma altura apropriada, a fim de cortar a sua grama em uma altura adequada. O seu cortador de grama deve ser regulado para que você não corte mais que um terço da altura total da grama.

Outra coisa que deve ser levada em conta ao cortar grama, também diz respeito ao seu cortador de grama. As lâminas do cortador precisam estar sempre bem afiadas, pois dessa forma não vai causar danos a sua grama. Cortar a grama com lâminas desafiadas pode resultar no enfraquecimento da grama, deixando-a suscetível ao dano de pragas e doenças.

Como cortar a grama?

Para cortar a grama da forma correta, é importante escolher uma ferramenta adequada. A roçadeira pode ser uma ótima ferramenta, mas exige também uma certa habilidade para manusear o equipamento. Já o cortador de grama pode ser um equipamento mais fácil de ser utilizado.

Então, com um cortador de grama e de preferência no início da noite, no gramado seco, ligue o cortador de grama e passe na grama para que o corte seja realizado. Tente ser o mais delicado possível, pois a sua grama pode sofrer danos durante o corte, se você não tiver esse cuidado.

Com qual frequência devo cortar a grama?

Muitas pessoas seguem um cronograma para cortar a grama, no entanto, isso pode não ser o ideal. A grama pode crescer de forma diferente em cada região, estação do ano ou também de acordo com a qualidade do solo. Então, seguir um cronograma pré estabelecido pode não ser o ideal.

Então, corte o seu gramado com a frequência necessária para o seu tipo de grama, estação do ano e qualidade do solo. Se você notar que a grama ainda está muito baixa, adie o corte por alguns dias para evitar danos à grama.

Dicas para cuidado com a terra e a grama

Um gramado bonito exige alguns cuidados além do corte regular. Sendo assim, veja algumas dicas que você pode ter com a terra e com a grama do seu jardim.

Regue o seu gramado

Assim como as plantas precisam de água para se desenvolverem, o seu gramado também precisa de água para crescer verdinho e saudável. Então, principalmente se você mora em uma região que não costuma chover com frequência, tente regar o seu gramado pelo menos de 3 a 4 vezes durante a semana, em um horário que não haja forte incidência da luz do sol

Retire as ervas daninhas 

As ervas daninhas podem ser consideradas pragas que estragam o seu gramado. Se você possui um gramado com ervas daninhas, tente retirá-las o mais rápido possível antes que se espalhem por todo o seu gramado.

Permita que a terra respire

A terra debaixo do seu gramado precisa respirar para proporcionar à grama o oxigênio necessário para o desenvolvimento dela. Para ajudar a terra a respirar você pode usar uma vassoura de jardinagem para fazer alguns furos na região do gramado.

Alimente o seu gramado

O seu gramado também precisa de nutrientes para se desenvolver, então você pode alimentá-lo com fertilizante natural em forma líquida, com a ajuda de água e um regador.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.