Como Ter um Envelhecimento Digno e Saudável

Ter um envelhecimento digno e saudável, para muitas pessoas, parece algo inviável. Porém, com os cuidados e hábitos certos, você pode sim chegar muito bem à melhor idade!

Portanto, se você quer saber o que você deve fazer para ter um envelhecimento digno e saudável, não deixe de conferir todas as dicas e informações a seguir.

Dicas essenciais para ter um envelhecimento digno e saudável

Primeiro: cuide da sua alimentação

Ingerir nutrientes como vitaminas, proteínas, minerais, cálcio e fibras é algo extremamente importante para ter um envelhecimento digno e, principalmente, saudável.

Portanto, no seu dia a dia, procure manter uma alimentação balanceada. Invista, por exemplo, em frutas, legumes, verduras, vegetais, grãos, ovos, peixes e “pratos coloridos”.

E reduza/evite o consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados, isto é, aqueles que possuem muita gordura, fritura, sal e açúcar. Estes, quanto menos, melhor.

Segundo: hidrate-se

Para o bom funcionamento do organismo e do cérebro, é fundamental que você beba água. Porém, não de vez em quando, só quando estiver com sede.

O ideal, segundo especialistas da área da saúde, é que você beba, pelo menos, dois litros de água por dia.

Portanto, mantenha-se hidratado, ok?

Terceiro: faça um exercício físico

Fazer exercícios regularmente, isto é, pelo menos três vezes na semana, é um hábito extremamente importante para o corpo, para a mente e para a saúde em geral.

Inúmeros estudos e pesquisas já comprovaram o quão benéfico é este hábito.

Portanto, se você ainda costuma colocar o corpo em movimento, trate já de mudar isso.

E para incluir esse hábito no seu cotidiano, você não precisa necessariamente ir para uma academia e levantar pesos e mais pesos. Não. Uma simples caminhada, por exemplo, já é benéfica para a saúde.

Agora, se caminhar não tem muito a ver com o seu perfil, tudo bem, você pode, por exemplo, andar de bicicleta, jogar futebol com os amigos, fazer aulas de dança, pilates, yoga ou natação, e muito mais.

Opção é o que não falta.

Quarto: exercite a mente

Além de exercitar o corpo, é muito importante que você exercite a mente também. Agora, como fazer isso? Bom, existem diversos caminhos.

Você pode, por exemplo, fazer palavras cruzadas, montar quebra-cabeças, ler livros, aprender coisas novas, jogar sudoku ou outro tipo de jogo, escrever, etc.

Coloque o cérebro para trabalhar.

Quinto: durma bem

Dormir bem é um cuidado essencial para quem busca um envelhecimento digno e saudável. E sabe por quê? Porque quando você dorme, o seu organismo trabalha para cuidar do seu sistema imunológico e para recarregar a sua energia.

E quando isso não é feito adequadamente, ou seja, quando você não dorme bem e não consegue descansar, o corpo, o organismo e a mente acabam sendo afetados.

Por isso, em seu dia a dia, procure dormir bem – preferencialmente, entre sete e oito horas.

Sexto: invista no convívio social

Aproveitar momentos de diversão e desconcentração com a família e amigos, é extremamente importante para um envelhecimento digno e saudável.

Portanto, não se isole, não fique sozinho. Mantenha a conexão e o relacionamento com parentes e amigos, mesmo que nem sempre seja possível fazer isso pessoalmente.

Nesse caso, você pode, por exemplo, utilizar o telefone para fazer ligações e/ou mandar mensagens por meio de aplicativos, ou redes sociais.

O importante é se manter ativo na comunidade.

Não é porque você está envelhecendo, que você não deve mais ter contato com seus amigos ou que você não deve fazer novos amigos. Longe disso. Não existe idade para conhecer pessoas e se relacionar com elas.

Sétimo: cuide bem do seu dinheiro

Um grande problema que afeta diversas pessoas na terceira idade é a falta de dinheiro. E essa é uma situação que gera inúmeros problemas e transtornos.

Não é difícil encontrar, por exemplo, pais idosos que moram com os filhos adultos ou que precisam de alguma ajuda deles para sobreviver.

Portanto, procure cuidar bem do seu dinheiro. Saiba administrá-lo. Assim, você terá muito mais autonomia e independência.

Oitavo: busque ajuda

Ao seguir as dicas e orientações que demos até o momento, você estará no caminho certo para ter um envelhecimento digno e saudável.

Porém, é válido ressaltar que ninguém é igual, ou seja, tem pessoas que precisam de mais cuidados e auxílios do que outras.

Por isso, para encerrar o artigo, outra recomendação importante que você deve considerar é buscar ajuda, seja de pessoas próximas ou de profissionais. Não tem nada de errado nisso.

Por exemplo, muitas famílias preocupadas com um ente querido em idade mais avançada, costumam contratar os serviços de um cuidador de idosos ou hospedá-lo em uma casa de repouso.

Dessa forma, a pessoa que está na terceira idade receberá todo o amparo e suporte que precisa no dia a dia, para viver bem e de maneira digna!

Então, a dica do nosso blog, é que se você perceber que está com algum problema, com alguma dificuldade, não hesite em pedir ajuda, ok?

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.