Como conseguir horas complementares com certificado grátis

As horas complementares embora elas sejam obrigatórias, ainda existem muitas dúvidas a respeito delas.  Como o próprio nome sugere, são “horas” paralelas  às demais responsabilidades  acadêmicas visando complementar o conteúdo oferecido e devem ser cumpridas antes do término do  seu curso.

Na verdade, essas horas, ou atividades, complementares, cumprem a  Lei 9394/96.  Que institui as normas da Educação Nacional,  cujo objetivo é “valorizar a experiência extra classe “.

Entretanto, as horas complementares só é lembrada pela maioria dos alunos, só cumprindo essa exigência ao chegar no final de sua graduação.  Quando, na verdade, possui um monte de outras questões referentes ao curso, a resolver. Por isso, o ideal é já se preocupar com essas horas complementares logo ao começar o curso.

Para que servem as Horas Complementares?

Como foi dito acima, essas horas complementares não têm o objetivo de dificultar a vida do aluno.  Na verdade, ela surgiu com a intenção de enriquecer seu conhecimento, de incentivá-lo a participar de outras atividades fora da faculdade.

Ou seja, essas horas complementares ajudam no crescimento social, cultural, profissional e criativo do aluno.  Que tem a possibilidade de vivenciar assuntos pertinentes ao curso fora do ambiente acadêmico.

Horas Complementares
Horas Complementares

Como cumprir as Horas Complementares ?

As horas complementares podem ser cumpridas de diferentes e variadas formas, sendo necessário ficar atento à algumas regras, tais como: 

  • Deve-se solicitar, junto a coordenação acadêmica da instituição de ensino, o manual de orientações de atividades complementares;
  • As comprovações das horas complementares costumam ser solicitadas pelas coordenações semestralmente, em editais amplamente divulgados.
  • Apresentar os certificados, declarações e/ou comprovações das Horas Complementares realizadas.

Lembrando que vale ter em mente que cada universidade tem suas próprias regras, no que diz respeito às horas complementares exigidas.  Por isso, o aluno deve solicitar o manual de orientações de atividades complementares e, procurar tirar qualquer dúvida, evitando possíveis aborrecimentos futuros.  

Quais Horas Complementares podem ser aceitas pela sua instituição ?

Entretanto cada instituição possui seus próprios critérios, de uma forma geral, porém, essas são as atividades aceitas como horas complementares:

  • atividades voluntárias, com finalidade social;
  • projetos e pesquisas supervisionados;
  • monitorias supervisionadas;
  • participações em seminários, palestras, etc.
  • participação como ouvinte em bancas de resguardo de trabalhos científicos (monografias, tese de doutorado, etc..). ligados à área do estudante;
  • estágios não curriculares na área de participação ligados ao seu curso;
  • participação em grupos de estudo;
  • publicação de artigos;
  • cursos livres, cujo conteúdo programático possa aprimorar os conhecimentos e qualidades relacionadas ao curso.

Vale a pena fazer cursos grátis para horas complementares?

Então, os cursos online já são vistos como uma ótima opção para preencher as horas complementares, no entanto, é preciso muita cautela na hora da escolha do portal.

Primeiramente, é preciso se certificar de que o curso ofereça um certificado após o mesmo.

Outro fato a considerar é se a instituição está associada à ABED e se possui CNPJ.  Assim como, se está em conformidade com a lei vigente dos cursos livres, questões são muito importantes na hora de escolher um portal de cursos. 

Na dúvida, vale apostar em cursos já com anos no mercado e bem reconhecidos, como o Cursos Grátis online que, além de oferecer certificado, ser associado à ABED, ainda oferece uma infinidade de cursos, gratuitos, de todos os segmentos, sem dúvida, uma ótima opção para preencher as horas complementares.

Não deixe para a última hora, acesse agora mesmo o Cursos Grátis Online e não se complique com suas horas complementares.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.