Alimentos que ajudam a diminuir o nível de glicose no sangue

Alimentos que ajudam a diminuir o nível de glicose no sangue

A Diabete é uma doença que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo, no entanto, seu tratamento é baseado em maior parte, através da alimentação. Conheça quais os alimentos que ajudam a diminuir o nível de glicose no sangue e contribuir para uma vida mais saudável.

Melhorar os hábitos alimentares para uma melhor qualidade de vida, não significa excluir o prazer em saborear os alimentos, pois mesmo com os indicados para diminuir o nível de glicose, podemos fazer receitas fáceis e deliciosas.

Alimentos que ajudam a diminuir o nível de glicose no sangue

Confira aqui neste artigo quais são esses alimentos:

Pão integral

O pão é geralmente um alimento “proibido” para os diabéticos, porque é rico em carboidratos simples que imediatamente elevam o açúcar no sangue. Porém, o pão de centeio e de trigo 100% integral têm um índice glicêmico abaixo de 55, que gradualmente liberam glicose no sangue e não causam picos acentuados.

Batata doce

As batatas têm um alto índice glicêmico, que eleva o açúcar no sangue rapidamente, mas as batatas-doces possuem baixos níveis e são igualmente nutritivas.

Além disso, a carne de batata-doce contém ainda mais fibras do que a pele, e é por isso que é especialmente apropriado se você sofre de diabetes.

Maça

Com exceção do abacaxi e do melão, a maioria das frutas tem um baixo índice glicêmico, especialmente maçãs e cranberries. Isso se deve ao alto conteúdo de água e fibras que compensa o açúcar natural (frutose).

Tenha em mente que, à medida que os frutos amadurecem, o índice glicêmico (IG) aumenta. Sucos de frutas também têm um alto IG porque parte da fibra é removida. Então, evite tomar sucos, opte por comer as frutas.

Aveia

A aveia tem uma dupla vantagem, pois seu IG é inferior a 55 e contém um tipo de fibra (beta-glucanas), que ajuda a manter o controle glicêmico porque melhora a sensibilidade à insulina.

O mais aconselhável em caso de diabetes é o seu farelo. Sua farinha também é saudável, embora deva ser consumida em pequenas quantidades, pois é rica em carboidratos (1 xícara contém 28g de carboidratos).

Nozes

Elas são muito ricas em fibra dietética e seu IG é reduzido, são uma fonte de fitoquímicos, como exemplo, flavonóides, minerais como potássio e magnésio e vitaminas antioxidantes que ajudam a melhorar a resistência à insulina.

Leguminosas

Grão de bico, lentilha, feijão ou ervilha têm um índice glicêmico reduzido e, acima de tudo, muita fibra. Vários estudos mostraram que a incorporação de leguminosas na dieta melhora o controle glicêmico e reduz o risco de doença coronariana em pessoas com diabetes tipo 2.

Abacate

Consumir 100 g de abacate por dia (um quarto de um pedaço grande) ajuda a reduzir os níveis de colesterol e glicose.

A razão é que contém 9 g de fibra por 100 g de alimento, o que impede o rápido aumento dos níveis de glicose no sangue.

As boas gorduras do abacate também ajudam a melhorar a saúde cardiovascular.

Incluindo esses alimentos em sua dieta, você estará se nutrindo de forma saudável.