5 dicas para manter a saúde mental na pandemia

O atual momento com consequências da COVID-19 para todo mundo é único e desafiador. O vírus, além de provocar a doença, trouxe mudanças bruscas para a rotina, como o isolamento social para controlar a contaminação. Isso diminuiu o contato com familiares e amigos.

Além disso, a COVID-19 também fez muitas crianças e jovens se voltarem para o ensino à distância e fez alguns colaboradores começarem a trabalhar na modalidade home office. Mudanças são sempre difíceis e essas mudanças ocorreram rápido demais para uma adaptação saudável.

Por isso, conheça 5 dicas para manter a saúde mental na pandemia.

  1. Use a tecnologia a seu favor

Contar com familiares e amigos na época da pandemia é fundamental, já que somos seres sociáveis. O distanciamento físico é necessário, mas você pode manter contato por redes sociais, aplicativos como o WhatsApp e telefone também.

Não se exclua em uma bolha. Fique em contato com as pessoas queridas para manter a saúde mental em dia.

  1. Cuidado com o excesso de informações

Atualmente, o acesso às informações e notícias sobre a COVID-19 é muito facilitado pela internet, televisão e redes sociais. No entanto, o excesso de informações pode ser entendido pelo seu organismo como uma sobrecarga de estímulos e gerar altos níveis de estresse e ansiedade.

Por isso, tenha apenas um horário no dia para se atualizar sobre as notícias da pandemia. Evite leitura e acesso às informações na televisão de forma excessiva. Foque em outras atividades. Além disso, cuidados com as fakes news.

  1. Faça atividades que elevem seu bem-estar

Mesmo com o isolamento social, o home office e as tarefas domésticas podem consumir todo seu tempo diário. É hora de ter um período para relaxar. Você precisa encontrar um equilíbrio entre as responsabilidades e suas atividades de interesse.

Atividades prazerosas ajudam a aumentar sua qualidade de vida, dando sensação de bem-estar, reduzindo o estresse, a tristeza e a ansiedade. Isso é cuidar de você mesmo. Você pode encontrar algum hobbie interessante ou apenas parar um pouco para maratonar uma série e relaxar.

  1. Tenha uma rotina diária

Uma rotina estabelecida pode ser terapêutica, já que permite que você organize seu cotidiano e tenha uma sensação de controle, que traz segurança e conforto emocional.

Por isso, tenha uma rotina mesmo na pandemia. Tenha horários para acordar, dormir e realizar suas refeições. Defina as atividades ao longo do dia e realize-as no mesmo período a cada novo dia. O equilíbrio é essencial para cuidar de sua saúde mental.

  1. Cuide bem da sua qualidade de sono

Ter um horário certo para dormir e acordar, menos aos finais de semana e feriado, só traz impactos positivos para seu sono. Manter um padrão de sono de qualidade restaura suas energias para o dia seguinte, além de manter você focado, com bom humor e sistema imunológico fortalecido.

Conclusão

 

Todas as pessoas precisam se cuidar para manter a saúde mental em dia na pandemia, sejam homens, mulheres, travesti BH, crianças e jovens. Por isso, não descuide e siga as dicas.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.