5 benefícios de uma alimentação saudável

Comer uma dieta adequada e nutritiva oferece inúmeros benefícios à saúde que o mantêm mental e fisicamente bem. A nutrição adequada não significa passar fome, mas em vez disso, significa comer uma dieta balanceada em proteínas magras, carboidratos e gorduras. 

O mais recomendado para uma pessoa que deseja ter uma alimentação saudável é obter entre 45 e 65 por cento das calorias diárias de carboidratos, entre 10 e 35 por cento das calorias diárias de proteínas e entre 20 e 35 por cento das calorias diárias de gorduras.

Saúde do coração

Uma dieta pobre em gorduras, colesterol e sódio pode diminuir o risco de doenças cardíacas. Os tipos de gordura em sua dieta desempenham um papel importante em seu nível de risco. As gorduras saturadas e trans comumente encontradas em carnes vermelhas, alimentos fritos, óleos de coco, óleos de palma, margarinas e salgadinhos embalados, aumentam o risco e devem ser evitadas. 

fortalecedor de unhas

As dietas que reduzem o risco de doenças cardíacas são ricas em frutas, vegetais, grãos inteiros e laticínios com baixo teor de gordura. Procure comer quatro a cinco porções de frutas e quatro a cinco porções de vegetais por dia.

Força óssea e dentária

Uma dieta rica em cálcio mantém seus ossos e dentes fortes e ajuda a prevenir a perda óssea associada à osteoporose. Produtos lácteos com baixo teor de gordura, como leite, queijo e iogurte; vegetais verde-escuros, como brócolis; e alimentos fortificados, como produtos de soja, sucos de frutas e cereais são boas fontes de cálcio. 

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam 1.000 miligramas de cálcio por dia para adultos com idades entre 19 e 50. A vitamina D ajuda o corpo a absorver o cálcio; escolha produtos fortificados com vitamina D para equilibrar sua nutrição.

Níveis mais altos de energia

Níveis elevados de energia são os benefícios imediatos da mudança para uma dieta saudável. Eliminar o excesso de gorduras, açúcares e carboidratos refinados ajuda a prevenir flutuações de açúcar no sangue. Exemplos de carboidratos refinados incluem doces e pães brancos. Para as outras partes do seu corpo como por exemplo as unhas, são necessários cuidados especiais como utilizar um fortalecedor de unhas, ou procurar um especialista para mais detalhes, e como falamos os detalhes mínimos são muito importantes.

Os carboidratos não processados, incluindo grãos inteiros, frutas e vegetais, são os mais nutritivos. Isso permite que você mantenha o açúcar no sangue estável e os níveis de energia constantes como resultado. Refeições pequenas e frequentes também ajudam a manter a energia. Além disso, comer um café da manhã saudável ajuda a mantê-lo energizado ao longo do dia. 

Saúde do Cérebro

A nutrição adequada aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, protegendo as células cerebrais e ajudando a prevenir a doença de Alzheimer. Para uma dieta saudável para o cérebro, evite alimentos fritos e prefira alimentos assados, cozidos no vapor e grelhados. 

Além disso, coma frutas e vegetais, como couve, espinafre, brócolis, ameixas, passas, mirtilos, framboesas, ameixas e cerejas. Amêndoas, nozes, nozes e outras nozes são ótimas fontes de vitamina E, que junto com outras vitaminas, também ajudam a combater o mal de Alzheimer.

Controle de peso

Para evitar o ganho de peso, você não deve comer mais calorias do que queima a cada dia. Para perder peso, você deve comer menos calorias do que seu corpo queima diariamente. Alimentos saudáveis ​​e ricos em nutrientes, como frutas, vegetais, grãos inteiros e proteínas magras, geralmente contêm menos calorias do que refrigerantes, doces e refeições rápidas. Perder peso em excesso reduz o risco de doenças relacionadas à obesidade, como diabetes tipo 2, artérias obstruídas e disfunção tireoidiana.

Uma alimentação saudável é essencial para você ter uma boa qualidade de vida, além de trazer para você inúmeros benefícios que vão ajudar você no seu dia a dia com muito mais energia.

 

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